MENU

ASSUNTOS ESTUDANTIS

 

1. O que a PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis) faz?

A Prae desenvolve políticas – aprovadas pelo Conselho de Assuntos Estudantis (CAE) – e ações institucionais relacionadas ao ingresso e à permanência de estudantes nos cursos de graduação e de pós-graduação da Unifesp. Administrada pela Prae, a rede de assistência de que dispõem os(as) estudantes é formada pelos Restaurantes Universitários (Rus), pelos Núcleos de Apoio ao Estudante (NAEs [1]), estabelecidos nos campi, e pelo Serviço de Saúde do Corpo Discente (SSCD [2]), que oferece atendimento médico e odontológico.

A Prae é responsável pelo gerenciamento dos seguintes Programas:
1) Programa de Auxílio Para Estudantes (PAPE),,
2) 2) Programa de Bolsa Permanência (PBP), ,
3) 3) Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes)

Estes programas se destinam a criar condições de permanência e efetivo aproveitamento da formação acadêmica para estudantes de graduação que apresentem situação de vulnerabilidade socioeconômica. Todos os programas oferecidos são gerenciados por meio de editais.

Os auxílios são concedidos de acordo com as vulnerabilidades socioeconômicas do(a) estudante no intuito de contribuir com o atendimento das suas necessidades de moradia, alimentação, transporte e creche.

A Prae busca também acolher e integrar estudantes com deficiência às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Informações sobre a PRAE podem ser obtidas visitando a página: http://www.unifesp.br/reitoria/prae/

2. Qual é o perfil de nossos(as) estudantes de graduação?

Dados preliminares do Perfil socioeconômico, cultural e escolar de estudantes de graduação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), realizado pela Comissão para Estudo do Perfil dos Estudantes de Graduação (CEPEG), apontam que, entre os(as) ingressantes de 2017, há mais diversidade étnico-racial. Os(as) ingressantes são mais jovens, grande parte deles proveniente de instituições públicas de ensino básico e com renda familiar per capita inferior a um e meio salário mínimo. Acesse os relatórios da CEPEG e conheça detalhadamente o perfil de estudantes.
Clique Aqui

3. Existe algum tipo de apoio para a participação de discentes em atividades de esporte, cultura, lazer e eventos?

Regularmente a Prae lança editais para apoiar as atividades discentes nas áreas de cultura, esporte/lazer, eventos e transporte. A Bolsa de Iniciação à Gestão (BIG) contribui com a formação de estudantes e os(as) estimula a desenvolver estratégias e ações que contribuam com a qualidade da permanência estudantil.

4. Como eu posso ajudar um(a) estudante caso eu perceba que ele(a) está com dificuldade pedagógica, psicológica e/ou financeira?

Procure ouvir e entender os significados dessas dificuldades para o(a) estudante. A criação de vínculos é fundamental para superar esses desafios ao longo da vida acadêmica. Conheça o Núcleo de Apoio ao Estudantes (NAE)! Nesse serviço há profissionais para acolher estudantes e encontrar as melhores alternativas para solucionar suas demandas. Com esses(as) profissionais você também pode trocar experiências e aprender sobre como lidar com as dificuldades mais frequentes na relação com estudantes.

Para mais informações sobre o NAE, acesse:http://www.unifesp.br/reitoria/prae/nae/naes/sobre-os-naes

5. Existe algum documento que oriente a conduta estudantil?

Temos o Código de Conduta dos Estudantes, disponível em http://www.unifesp.br/reitoria/prae/nae/naes/sobre-os-naes.

O Código tem como propósito fomentar princípios formadores da consciência social e universitária em meio ao corpo estudantil da Universidade Federal de São Paulo. Tais princípios devem ser externados na conduta de estudantes dentro e fora da Universidade para com toda a comunidade acadêmica ou não acadêmica.

Consulte também o Manual do Estudante, disponível no link: http://www.unifesp.br/reitoria/prae/publicacoes/publi/comunicados/345-manual-do-estudante-2018