MENU

HISTÓRIA

 

Para compreender a história desse projeto, é importante começar pelo seu nome, pois ele explica sua essência e seu objetivo central. Diferentemente da alfabetização, que compreende a aquisição das competências de leitura e escrita, o termo letramento pressupõe a capacidade de interpretar, compreender e criticar textos, normas e modos de organização de informações escritas. Trata-se de um conceito introduzido na educação e na linguística há cerca de três décadas, que surgiu da necessidade de nomear comportamentos e práticas sociais que ultrapassam o mero domínio do sistema alfabético e ortográfico. O letramento permite o manejo autônomo e ágil de documentos e categorias que regem determinado contexto social. Tais características inspiraram o nome que atribuímos a este projeto: Letramento Institucional.

Com o intuito de reunir num mesmo lugar conteúdos relevantes para o docente da Unifesp, a fim de auxiliá-lo a se apropriar das especificidades de sua atuação profissional/institucional, a Reitora nomeou uma Comissão de Letramento Institucional que ficou encarregada de desenvolver e implementar o projeto. 

A referida Comissão dedicou-se a sondar e sistematizar, por meio de uma pesquisa qualitativa e quantitativa junto a colegas de todos os campi da Unifesp (questionário on-line), quais eram as dúvidas mais frequentes em cada área. As dúvidas coletadas a partir dos cerca de 300 questionários recebidos foram compiladas, editadas e em seguida encaminhadas para as Pró-Reitorias, a quem coube fornecer respostas sintéticas e claras para cada tópico. Nessa fase, a Comissão trabalhou em cima do material bruto recebido, eliminando redundâncias, checando os links e assim por diante. Em síntese, o que hoje se encontra no Portal do Letramento Institucional da Unifesp é fruto desse processo gradual e feito a várias mãos. 

Temos consciência de que se trata apenas do começo de um longo trabalho e entendemos a necessidade de atualizar e complementar regularmente o Portal, em razão do dinamismo das leis, das mudanças nos regulamentos e da própria adaptabilidade da vida institucional. Certamente, questões importantes poderão ter ficado de fora, e algumas respostas mereceriam ser complementadas. Esperamos poder aprimorar aos poucos as perguntas, respostas e referências de cada eixo de informação. A construção deste Portal é uma tarefa de médio e longo prazo, para a qual as sugestões e colaborações de todos serão sempre bem-vindas!

Caso sinta necessidade de conversar com a Comissão de Letramento Institucional, a fim de sugerir, elogiar, complementar, criticar, corrigir, ou qualquer outra ação que vise a melhoria das informações aqui contidas, clique no link “Contato” e envie a sua mensagem. Ela será lida e encaminhada para os respectivos setores responsáveis.

Esperamos que, já nessa primeira versão, os conteúdos sejam úteis e que você possa, a partir dos esclarecimentos do Portal do Letramento, desempenhar com sucesso as suas atividades docentes na Unifesp.

 

 

Cordialmente,

Comissão de Letramento Institucional